Carta de apoio D.A Nazaré da Mata


D.A Gregório Bezerra UPE-Nazaré da Mata

Assistência Estudantil e Concurso para professor efetivo na UPE será?

É fato que a economia do nosso estado vem crescendo muito nos últimos anos, todavia esse crescimento vêem chegando em nossa universidade de forma atrapalhada uma vez que ao invés de termos uma universidade que dê condições aos seus estudantes de concluir o curso a mesma se preocupa em interiorizá-la , em expandir uma estrutura falha que muitas vezes exige do estudante o dispêndio financeiro quase que equivalente aos de uma mensalidade de instituição privada, prova disso são os mais de 500 estudantes da UPE-Campus Nazaré da Mata provenientes de Recife e cidades vizinhas que pagam entre R$130,00 e R$210,00 Reais por mês em ônibus e vans que de forma irregular fazem o transporte para levá-los as aulas, e o novo campus da UPE – Nazaré da Mata inaugurado no último dia 15 de agosto que sequer têm acessibilidade garantida para os alunos o que gerou o movimento DA LAMA AO CAMPUS, que teve forte repercussão nas redes sociais e ato em frente à reitoria, a direção do campus tomou as providências possíveis (mas não permanentes) para melhorar o acesso pelo estacionamento do Campus agora nossa luta se dá na prefeitura onde os estudantes se agrupam para cobrar da UPE firmeza nas intervenções necessárias para as obras no asfalto do acesso ao campus que ao chover se transforma num verdadeira rio de lama e fezes que dificultam o acesso as aulas.
Poderíamos redigir um livro com os problemas que afetam a permanência do estudante na UPE, mas estamos felizes, feliz sim! Pois contemplarmos os novos cursos da nossa universidade que se interioriza a exemplo de Arcoverde, seria maior ainda alegria caso houvesse professores para ministrar aulas, pois os novos cursos iniciam o semestre apenas em setembro fruto da FALTA DE CORPO DOCENTE. Nesse Ínterim o movimento estudantil de DA LAMA AO CAMPUS de Nazaré da Mata parabeniza os companheiros do Campus Petrolina que cansado das medidas paliativas para repor o defasado quadro de docentes iniciou no último dia 31 a paralisação aprovada em assembléia estudantil, mobilizando e sensibilizando seus estudantes para o problema da falta de professores que não só prejudica as aulas, mas enfraquece TODA A PESQUISA NO CAMPUS. E enfraquece também a própria Associação dos Docentes da UPE (ADUPE), de forma que o Movimento DA LAMA AO CAMPUS apóia o movimento dos estudantes na UPE-Petrolina que se propõe combater o CAOS que se instalou em sua unidade.
Se estamos da Lama ao caos administremos o caos então e vamos à luta! Precisamos deixar o comodismo, precisamos formar uma CORRENTE pela política de assistência estudantil clara e atuante em nossa querida UPE, como podemos dar a sociedade o retorno esperado se nem temos condições de nos manter cursando a Universidade?
 PELA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PERMANENTES NA UPE! PELO FORTALECIMENTO DA PESQUISA E REGULARIDADE NAS AULAS, CHEGA DE PALEATIVOS E SELEÇÃO SIMPLIFICADA, CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DA UPE!

Movimento Da Lama Ao Campus!
D.A e C.A`s de Nazaré da Mata e DCE-UPE